segunda-feira, agosto 01, 2005

Comentários finais - com spoilers!

Bom, nem tinha como colocar em forma de comentário daquele super poste em conjunto Lu - Sweet, então vou fazer meus comentários noutro poste.

- Dumbledore: chorei horrores, mesmo desconfiando desde o começo que seria ele. Acho que foi por causa da mão machucada, era uma pista de fragilidade, mortalidade, sei lá, me pareceu que este era o livro, se isso devesse acontecer. Concordo com a Sweet, acho que o Harry poderá ser um herói mais completo, mas vou sentir falta. Ele respondia todas as perguntas, quem saberá de tudo agora?

- Snape: ai, eu confesso que também não estou convencida. Continuo pensando em meios de não ter sido uma traição, eles poderiam ter combinado que, se chegasse nessa situação, o Snape deveria matá-lo para não comprometer seu disfarce até que Voldemort estivesse destruído, o que explicaria também ele ter feito o voto. Além disso, concordo que tem que ter algum segredo, não basta aquela história de "ele se arrependeu". Mas a questão é: não havendo mais Dumbledore para dar sua versão, quem acreditará na versão de Snape, se ele não for um traidor? Nem eu sei se acredito. Mas acho que não dá pra ele ser filho do Dumbledore, Sweet, afinal já contaram a história da família dele, né?

- Felix Felicis: amei de paixão isso! Também achei que fosse um personagem, e ri muito quando vi que não era.

- Slughorn: um cara que mostra como o que há de ruim na Slytherin pode não ser tão ruim. Bom master head of house para a guerra.

- Draco Malfoy: fiquei com peninha. Jamais pensei que um dia pudesse ficar com mais raiva do Snape que do Draco.

- Ron e Hermione: muita promessa, pouca ação. Me poupa! Será que eles não vão namorar? Ou será que vão namorar quando estiverem por aí com o Harry atrás de horcruxes? Pô, coitado do Harry, vai segurar muita vela.

- Harry e Ginny: lindos e fofos! Aquele final foi besta, é claro, como disse a própria Ginny, por "algum motivo nobre idiota". Previsível, mas também acho que seria estranho ela ir com Harry, Ron e Hermione atrás do horcruxes: eles são eles e pronto, né? Mas espero que, no fim dessa busca, eles voltem. Afinal, ficou claro que eles terminaram?

- Harry não volta a Hogwarts: pensei algumas coisas em relação a isso e confesso que a primeira foi a esperança de um oitavo livro, afinal esse menino precisará fazer o último ano, né? (risos) A esperança é a última que morre! A não ser, é claro que ele morra, mas, se isso tiver de acontecer, no mínimo terão de morrer os dois, né não? Depois pensei que será um livro totalmente diferente dos outros todos, aquela marcação de tempo por partidas de quadribol, idas a Hogsmeade, provas, Natal, férias, tudo muda! E os professores? Se Hogwarts ficar abertam e só os três ficarem de fora, isso significa que veremos muito pouco as caras de McGonagall, Trelawney, Flitwick, Slughorn. Mas também, que graça tem Hogwarts sem Dumbledore?..

Aí uma bobagenzinha doméstica: eu terminei de ler sexta-feira, aqui no trabalho, só faltavam 10 páginas, mas eu ia acabar chegando atrasada se continuasse lendo. Já sabia que não ia mais chorar (não queria pagar mico na frente dos colegas, né?), então tudo bem. Aí eu estava contando isso pro Emerson, meu marido, que começou a ler o livro também, e ele disse assim: "ah, no final sempre é só o Dumbledore conversando com o Harry, né?" O que eu ia dizer? Fiquei quieta.